• Stê Arcanjo-CRTB-BR 5542

Você sabe a diferença entre AROMATERAPIA, AROMATOLOGIA e AROMACOLOGIA?

Atualizado: Jun 27

Começar falando somente do que é AROMATERAPIA não é mais suficiente atualmente, então vamos começar definindo e apresentando as diferenças entre AROMATERAPIA, AROMATOLOGIA e AROMACOLOGIA.




A definição de Aromaterapia é simples e profunda, para mim. Simples quando, quase que de forma resumida, digo que ela é a ciência que estuda a ação dos óleos essenciais para bene-

ficiar nossa mente, nosso corpo e nosso espírito. Este simples se apresenta também de forma profunda pois é uma ciência completa e também complexa, pois são tantos benefícios

que os óleos nos trazem que posso chamar a Aromaterapia desta forma.


Também gosto de chamá-la como arte, pois a capacidade de unir os cheiros numa sinergia e entender a necessidade dos clientes, em sua individualidade, é muito valorizada, e faze-

mos com alegria, com amor, dançando, cantando, rindo, como se tivéssemos criando uma obra de arte de valor estimadíssimo.


Sinto amor pela Aromaterapia no âmbito da minha prática terapêutica, do convívio com os

óleos essenciais e também por ter a oportunidade de ofertar em meu trabalho esse conjunto

de benefícios.


Muitos autores definem tecnicamente muito melhor a Aromaterapia, vamos conhecer algu-

mas definições:


A Aromaterapia é então a utilização controlada e consciente dos óleos essenciais das plan-

tas, com o objetivo de prover saúde e bem-estar à totalidade do indivíduo, isto é, ao conjunto formado por corpo, mente e espírito.” (Shirley Price, Aromaterapia e as emoções, 2018)


Aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. Abrange tratamentos que envolvem o estímulo olfativo, a absorção transepidérmica ou até mesmo a ingestão de óleos essenciais. O foco de tratamento aromaterápico está tanto na área física, cuidando de desordens menstruais, problemas digestivos, dores e disfunções, como também na área psicológicas, tratando, por exemplo, de depressão, ansiedade ou insônia.” (Sonia Corazza, Aromacologia – uma ciência de muitos cheiros, 2002)


O SURGIMENTO DO NOME AROMATERAPIA


O termo Aromaterapia surgiu na França dos anos 20, e foi criado pelo químico francês Gattefossé, que trabalhava para a indústria de perfumes com óleos essenciais. Em um acidente de trabalho, ele queimou seu braço e a ferida não sarava com o tratamento convencional. As “más línguas” contam que ele mergulhou seu braço numa tuia cheia de óleo essencial de lavanda. Isso não é verdade e eu sempre achei que não é por motivos óbvios: para que estragar tanto óleo de lavanda mergulhando o braço todo lá e que irresponsabilidade dele, como químico, deixar o óleo numa vasilha aberta, sem cuidado algum com seu armazenamento e vida de todos, pois óleo essencial é também explosivo!


Brincadeiras à parte, gosto demais de uma nota de rodapé feita pela Editora Laszlo no livro Aromaterapia – A cura pelos óleos essenciais:


Contrastando a história comum à maior parte dos livros, sabe-se hoje que Gattefossé, ao se queimar no laboratório devido à explosão, exatamente no mesmo dia de nascimento de seu primeiro filho, seguiu ao hospital onde teve seus ferimentos tratados, mas adquiriu uma gangrena gasosa ocasionada pela bactéria Clostridium perfringens. O tratamento com sulfas não surtiu efeito ao longo de algumas semanas e os médicos informaram do possível risco de amputação. Ele então abandonou o tratamento convencional e começou a empregar óleo de lavanda sobre as feridas. Em poucos dias, a infecção desapareceu e ele teve uma cicatrização rápida e perfeita da pele. Essa experiência que lhe salvou os braços foi um elemento importante e motivador para a pesquisa que ele desenvolveria com os óleos essenciais nos anos seguintes.” (Pág. 33)

Em 1937 ele lança um livro intitulado “Aroma Therapie”. O objetivo desta prática terapêutica

é equilibrar corpo, mente e espírito.


O SURGIMENTO DO NOME AROMATOLOGIA


Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército francês Jean Valnet tratou dos enfermos com os óleos essenciais, praticando o que aprendeu em suas pesquisas com seu amigo Gattefossé. Desta prática surge o termo AROMATOLOGIA, que foca nos estudos científicos e no emprego químico dos óleos essenciais e seu uso fitoterápico.


Ou seja, Aromatologia é de fato a Ciência que estuda a prática da Aromaterapia!


O SURGIMENTO DO NOME AROMACOLOGIA


Em 2001, em Nova York, surge o The Sense of Smell Institute, que desde os anos 80 focou

em estudar os efeitos dos cheiros na psiquê humana para melhora da qualidade de vida, e

então criam o termo AROMACOLOGIA.


Para estudar os cheiros na Aromacologia, não há a obrigatoriedade de usar somente os óleos essenciais, substâncias naturais, mas usam-se essências sintéticas, objetos pessoais que remetam memórias olfativas e até mesmo definições lúdicas de cheiros, como o "cheiro da casa da avó"! Que cheiro é esse? para cada pessoa tem um significado diferente!


QUAL A DIFERENÇA ENTRE AROMATERAPIA, AROMATOLOGIA e AROMACOLOGIA?




Então, qual a diferença entre esses três termos?


Um resumão da estudante e professora aqui é o seguinte:


- AromaTOLOGIA é a ciência que estuda os óleos essenciais, seus benefícios para o organismo humano, animal ou vegetal. Ela gera conteúdo para a aplicação prática na Aromaterapia.


- AromaTERAPIA é o uso dos óleos essenciais com o objetivo de equilibrar mente, corpo e espírito.


- AromaCOLOGIA é uma ciência que estuda o efeito dos cheiro na psiquê, e esses cheiros não precisam ser somente de óleos essenciais. Os resultados desses estudos ajudam os estudos da Aromatologia e a prática da Aromaterapia.


Concordam que os três termos caminham juntos? São independentes e parceiros!


Ficou claro? S2


Gostaram? =D Comenta aqui o que você achou e me ajuda a sempre melhorar o conteúdo que disponibilizamos para você!


Confira este resumão em vídeo!


E mais curiosidades sobre a diferença da prática da Aromaterapia na França e na Inglaterra!



78 visualizações
  • Loja Virtual Aromática
  • WhatsApp da Loja Aromática
  • Instagram da Loja Aromática
  • WhatsApp da AromaEscola
  • Instagram da AromaEscola
  • FanPage Aromática
  • Twitter Aromático
  • YouTube Aromático

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

© 2023 por Stêffani Arcanjo, Aromatóloga - CRTH-BR 5542. Orgulhosamente criado com Wix.com para Amor de Maynha Aromaterapia

  • Loja Virtual Aromática
  • WhatsApp da Loja Aromática
  • Instagram da Loja Aromática
  • WhatsApp da AromaEscola
  • Instagram da AromaEscola
  • FanPage Aromática
  • Twitter Aromático
  • Branca ícone do YouTube